
APRENDER MÚSICA ONLINE
Notas Musicais
As notas são as diferentes alturas dos sons que são emitidos. Estão em quase tudo o que ouvimos, inclusive na fala. Essas alturas são divididas em:
-Graves: são os sons que tem a frequencia mais baixa, ou seja, sons mais grossos;
-Agudos: são os sons que tem a frequencia mais alta, ou seja, sons mais finos;
Entre o Grave e o Agudo, existem os Médios. São as frequencias intermediárias.
É como se fosse uma escada e cada degrau tivesse um som. Os degraus mais Baixos, são as notas mais Graves; os degraus mais Altos, são as notas mais Agudas. A Diferença entre um degrau e outro chama-se Semitom. Inicialmente, podemos dizer que existem 7 notas, mas a estas são acrescentados alguns sinais que podem criar mais 5. Veja:
Sinais: # SUSTENIDO b BEMOL
DO RE MI FA SOL LA SI (7 notas).
DO DO# RE RE# MI FA FA# SOL SOL# LA LA# SI (12 notas)
DO REb RE MIb MI FA SOLb SOL LAb LA SIb SI (12 notas)
Assim, podemos dizer que existem 12 notas. Mas por enquanto, concentre-se nas 7 principais. Lembra-se do exemplo? Imagine uma escada com 12 degraus. Se você sobe um degrau, sobe um Semitom. Se sobe dois degraus, sobe um Tom. As notas são agrupadas em Escalas, que podem ser:
-Cromáticas: sobem sempre em Semitom (um degrau de cada vez);
-Diatônicas: sobem variando entre Tom e Semitom (pulando alguns degraus, igual as crianças fazem).
Os sons são emitidos em ondas, assim como a luz. Essas ondas têm uma vibração, uma variação de intensidade, parecido com uma montanha russa. Essas vibrações são chamadas de Frequência. Quanto mais lentas são essas vibrações, mais graves são os Ruídos que elas produzem. Consequentemente, o Volume desse ruído será mais baixo. E quanto mais rápidas são essas vibrações, mais Agudos são esses Ruídos e o Volume será mais Alto. São esses Ruídos produzidos pela vibração das ondas que, em alta velocidade, formam os sons. Frequências Baixas, notas Graves. Frequências Altas, notas Agudas. Note que o Volume do Agudo é Sempre maior, ou seja, mais audível do que o Grave.
Escalas
As escalas são conjuntos de notas, agrupadas de modo que criem melodia, independente da sequencia em que forem executadas. São essas escalas que fazem aqueles Solos impossíveis (que você vai ver que são possíveis) de guitarra, aquelas trilhas sonoras de piano que fazem chorar, ou que nos permitem dizer se um cantor é afinado ou não.
Melodia, solos impossíveis, afinação?!
Os únicos intervalos admissíveis entre as notas (no padrão ocidental) são Tom e Semitom (em músicas orientais, existem também os microtons). Quando dizemos que uma voz ou um instrumento está Desafinado, isso quer dizer que está soando em um intervalo menor que Semitom, ou seja, não está dentro de nenhuma das 12 notas possíveis.
Agora que você ja sabe sobre as notas, que são o princípio da linguagem musical, vamos conhecer alguns elementos básicos para o estudo. A música é dividida em 3 partes:
-Melodia;
-Harmonia;
-Ritmo;